Um grupo de 23 jovens/adolescentes abrigados em casas de acolhimento de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul iniciou nesta semana o primeiro curso do ano de capacitação profissional na unidade da Fiesc – regional Norte/Nordeste. A iniciativa faz parte do programa Novos Caminhos – parceria do Poder Judiciário com entidades públicas e privadas que tem como objetivo orientar esse público, na faixa etária de 14 a 18 anos, e proporcionar alternativas de qualificação para o mercado de trabalho.
“Neste primeiro curso, o Postura Profissional, os estudantes terão em 20 horas desenvolvimento em montagem de currículo, preparação para entrevistas de emprego, práticas e dinâmicas, alinhando os primeiros passos na iniciação no mercado de trabalho. Temos a previsão de lançar outros nove cursos até julho”, conta Simone Brandão, interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc – regional Norte/ Nordeste.
Para a psicóloga Moniqui Paola Petri de Matos, representante das Casas Lares Fundação 12 de Outubro, entidade que encaminhou 10 jovens/adolescentes para o curso, a qualificação profissional adquirida hoje será revertida em benefícios para toda a vida. “O trabalho realizado pela equipe técnica das nossas casas lares visa estimular a autonomia e o protagonismo dos acolhidos, e o programa Novos Caminhos é parte fundamental nesta jornada. Com este trabalho em conjunto, os jovens/adolescentes têm a oportunidade de se qualificar e ampliar as perspectivas sobre o futuro e a vida”, enfatiza.
Comentários sobre esta notícia